Trincatolas Team
Diário de uma Aventura em Grândola.
Tudo começou aproximadamente dois meses antes da prova. Com uma sms do Hugo Silva , a desencaminhar para participarmos na mítica prova de navegação … o Grândola Aventura.
Após os 4 elementos ( Hugo Vaz, HugoSilva , Nelson da Silva e Telmo Coutinho) dizerem que sim . Começamos a deparar comalguns entraves inerentes aos custos desta prova. Como ultrapassar isto? Após esta pergunta começamos a prova de angariar patrocínios. Felizmente
as varias empresas acreditaram no nosso projecto e deram-nos força para andar até Grândola.
E assim foi … várias reuniões , autocolantes colados nos carros, rumamos até à Vila Morena.
Sexta Feira dia 6 de Maio.
11:45 Arrancamos da Loja Pé de Videira em Aveiro , após um café com amigos e patrocinadores. Com um sorriso enorme na cara , e com um passageiro a mais ..
o Dino navegador da equipa Pró Series . Que nos animou durante a viagem e foi dando dicas e explicações, sobre a prova.
14:40: Chegada a Leiria , com uma paragens estratégica em casa da
Filipa Oliveira para almoçar. Que cedeu a cozinha para nos tratarmos de encher os nossos depósitos .
15:20: Arrancamos novamente com rumo traçado até Grândola … uma viagem quase sem paragens. Apenas para um café e idas ao wc.
18:00 : Avistamento da placa a dizer Grândola e das prim
eiras equipas adversárias... o silêncio reinou nos dois carros e no radio … começou o nervoso miudinho , e só se ouve o Dino … Liguei o modo Pró . Risada completa … e claro ficou a frase do fim de semana.
18:10: Chegada às piscinas Municipais de Grândola, Centro nevrálgico do Grândola Aventura 2011. Lá fomos entregar e preencher papelada, e verificações técnicas e de segurança. Assinamos a declaração de como íamos participar no campeonato Etrex ( Navegação só com o gps obrigatório e carta militar). Tudo num ambiente de tensão e ao mesmo tempo de relax. Com varias equipas a dar apoio e a perguntarem que raio de nome tínhamos dado à equipa.
Após tudo estar dentro do regulamento rumamos à Mirandas House … que viria a ser o nossa casa durante 2 noites. ( recomendamos a quem for visitar Grândola)
20:30: Jantarada com todas as equipas presentes na prova. Um jantar convívio onde ouvimos imensas histórias de outras edições do G.A.
Conhecer um pouco da noite de Grândola com o nosso Guia Alentejano Zé Batista …
Sábado dia 7 de Maio
6:00 - Alvorada … sim Às 6 horas da manhã … até doeu …. pois nenhum de nós conseguiu dormir com o nervosismo.
Após um belo pequeno almoço, saímos para o recinto.
6:50 - O Discovery estava sem embraiagem … Um susto daqueles… Após um revista rápida aos níveis do mesmo … e muito dar ao pedal, lá voltou ao normal.
7:00- Chegada ao pórtico de saída para a prova . Alinhar os carros por ordem numérica e ver os primeiros a arrancar. De minuto a minuto saía uma equipa.
7:25 - Chegou a nossa vez … ai sim ligamos todos o modo Pro ( +- pro ) e lá arrancamos a todo gás para o posto de combustível mais próximo , pois era necessário dar de beber aos cavalos do defender e do discovery. Aproveitamos enquanto os pilotos ( Hugo Vaz e Nelson da Silva ) atestavam os carros , os navegadores ( Hugo Silva e Telmo Coutinho) iam marcando os Waypoint nas cartas militares. Com o sr das bombas sempre a perguntar o que ia-mos fazer, para onde ia-mos. Até que aparece com laranjas para nós levarmos. Um risada das grandes para quebrar a tensão .
9:25 - Passado duas horas os pontos estavam todos marcados, inclusive as áreas proibidas, zonas de velocidade limitada e com a estratégia definida, assim rumamos ao primeiro Waypoint com a noção que tínhamos perdido muito tempo com a marcação dos pontos.
Após a chegada ao primeiro waypoint e tirada a foto obrigatória, lá seguimos a toda a velocidade para o segundo ponto que escolhemos, quando nos deparamos com um charco de lama enorme e com um ribeiro à mistura, de impossível transposição. O que nos levou quase a um erro que nos poderia por em causa toda a prova. Por uns 10 metros!!
não entramos numa zona proibida. O que valeu foi a boa leitura da carta do Hugo Silva.
Voltamos para traz e mudamos rapidamente a estratégia. Durante as horas seguintes foi muita navegação e condução , com vários tipos de terreno desde Areia, terra, lama, e muita água.
15:03 - Chegada ao posto de controlo e final da primeira etapa. Com 10 waypoints conquistados. E com a noção que poderíamos ter feito mais. Apesar das equipas mais experientes nos terem dito que era muito bom para a primeira vez. Com 370 pontos conquistados e zero penalizações.
Apesar de termos a tarde livre o trabalho continuou, a fazer o balanço de como poderíamos corrigir alguns erros na navegação e condução.
20:00- Novo jantar de convívio. Com a visita no nosso amigo Tiago Papagaio e da Rute. Que vieram animar a nossa mesa. Após o jantar saiu o resultado da primeira etapa , estava-mos em 27º lugar … foi a loucura na nossa mesa até parecia que estava-mos em primeiro lugar. Ainda mais por estarmos à frente de equipas com experiência.
Após o jantar .. muita conversa com a organização e com as outras equipas.
Domingo, dia 8 de Maio
6:00- Alvorada
7:00- Chegada ao recinto e alinhamento dos carros por ordem decrescente da classificação.
7:08- Partida para a segunda etapa a todo gás.
voltamos às bombas da galp para marcar os waypoints da nova etapa. Desta vez demoramos apenas uma hora … e ainda queríamos recuperar uns lugares na classificação. O que não veio a acontecer. Além do furo que tivemos no 2 waypoint que nos fez perder uns 10 minutos , um dos waypoints que escolhemos para fazer tinha uma armadilha que não reparamos. Ficava do outro lado de uma vedação. Demoramos algum tempo a sair da enorme herdade. Onde nos deparamos com um magnifico corta-fogo de areia, que nos fez viver como se fossem pistas de areia Marroquinas. Após a fotografia rumamos para o controlo fotográfico que ficava a uns bons km do local onde nos encontrávamos. Um pouco de cariz baixo,e com pouco tempo para chegar ao pórtico, lá fomos a respeitar a zona com limite de 30km/h . E sempre a pensar onde teríamos errado … pois 5 waypoints na etapa era pouco. Contudo a boa disposição reinou. Pois estávamos a chegar ao fim de uma das provas mais difíceis de navegação.
14:04 - Chegamos ao fim do Grândola Aventura. O sorriso era enorme na cara dos 4 Trinca Tolas … pois realizamos um sonho … chegar ao fim de uma grande prova.
O apoio das outras equipas foi fantástico. Todos nos motivaram para participar no Grândola 2012 .
15:00 - Lanche de despedida
17:00 - Entrega dos prémios e lembranças de participação. Com os Proseries a ficaram em primeiro lugar. E os TrincaTolas em 28º de 33 equipas. Nada mau para principiantes.
19:00 - Despedida da Vila Morena …
02:00 - Chegada a Aveiro .
Terça feira, 10 de Maio
9:30 - Recebo uma sms da organização a agradecer a nossa presença e a dizer que tínhamos ganho o prémio de equipa mais divertida e de melhor imagem … cujo o prémio seria a inscrição para o Grândola Aventura 2012.
Foi a euforia total ao telefone . quando passei a mensagem os restantes elementos da equipa.
Claro que sem a iniciativa dos 4 isto teria sido impossível. Sem a sms do Hugo Silva a convidar-nos para fazer a prova, sem o esforço do Nelson e meu para arranjar patrocínios, sem o esforço do Telmo para tratar de contactos para jornais etc . No meio de uma tese de mestrado. Aos nossos amigos e Família e claro aos Trinca Tolas
E claro sem o apoio dos nossos patrocinadores esta prova não passava de uma miragem .
· Artifex Design&Publicidade – Murtosa
· Decorplus, Arquitectura Design e Obra – Aveiro
· Geoestrutural – Consultores de Engenharia, Lda. – Guarda
· Comur – Fábrica de conservas da Murtosa
· Termologia – Aveiro
· Pizzaria Casa Mia - Santa Maria Feira e Aveiro
· Adamastor - Cervejaria do Povo – Aveiro
· Gourmet&Charme - Café Fnac no Fórum Coimbra
· Decorplus, Arquitectura Design e Obra – Aveiro
· Geoestrutural – Consultores de Engenharia, Lda. – Guarda
· Comur – Fábrica de conservas da Murtosa
· Termologia – Aveiro
· Pizzaria Casa Mia - Santa Maria Feira e Aveiro
· Adamastor - Cervejaria do Povo – Aveiro
· Gourmet&Charme - Café Fnac no Fórum Coimbra
· Talho Figueiredo – Gaia
· Escolas de condução Murtosa e Estarreja
· Pé de Videira, Produtos Regionais Portugueses – Aveiro
· Osteopathy- gabinete de osteopatia - Murtosa
· Cafe gapor (posto de combustivel ) Murtosa
· Bar O Pátio – Murtosa
· Ghesa arte e água
· Valdemar Películas - Santa Maria Feira
· Farmácia Sousa - Santa Maria feira
3 comentários:
Estão em ordem os parabéns aos intervenientes nesta aventura, apesar de não perceber nada de gps e muito menos de cartas militares, ainda mais valorizo quem faz este tipo de todo terreno. Pelo que percebo aquilo é uma especie de caça ao tesouro, escondidos onde judas perdeu as botas...:) e sujeitam-se aos terrenos que aparecerem pela frente !
Pelas fotos e pelo relato fez-me lembrar um filme que me deixou gratas recordações..." os bravos do pelotão ".
Parabéns
Obrigado Pedro .
Sim é quase uma caça ao tesouro ... mas com muitos tesouros para encontrar e muitas regras para cumprir à risca.
Mas é Viciante
Muito bom :)
Qualquer lugar acima do último seria bom...deixaram uns quantos para trás :p
E o premios atribuidos, equipa com melhor boa onda :) Se dúvidas houvessem...eheheh
Pó ano há mais pessoal!!!!
Enviar um comentário